Descubra como anunciar um imóvel do jeito certo!

Saber boas práticas de como anunciar um imóvel pode facilitar as suas negociações e aumentar o número de negócios fechados com sucesso. Uma boa descrição, fotos e informações das casas, apartamentos ou terrenos serão o primeiro contato do cliente com o seu imóvel.

Por isso, você precisa fazer esse trabalho de um jeito atrativo e que valorize todos os pontos positivos da localidade, dos itens da casa e dos ambientes do imóvel.

Afinal, ser um corretor não é ser um mero vendedor. Então, se você acredita que está pecando na divulgação dos seus imóveis, confira as nossas dicas para fazer anúncios perfeitos!

Coloque o endereço completo

Descrições incompletas e que não informam os dados básicos do imóvel anunciado passam despercebidas pelos compradores ou não são atrativas. Diante desse erro, a nossa primeira orientação para que você entenda como anunciar um imóvel da maneira adequada é inserir o endereço, CEP e demais informações da localidade do terreno ou casa.

Essa é uma maneira de mostrar transparência durante a sua negociação, sendo que isso pode ser um fator diferencial em relação ao concorrente que não divulga o endereço da propriedade. Assim, o consumidor confere se o local o atende suas expectativas. Além disso, evita que tanto o cliente quanto você percam tempo com negociações que não serão levadas adiante.

Inclua um mapa da vizinhança

O seu anúncio de imóvel precisa ser atrativo e valorizar as características da edificação. Entretanto, tenha cuidado para não errar no exagero. Descrições muito grandes tornam a leitura cansativa e nada chamativa.

Então, a dica aqui é ser completo, porém objetivo e claro nas suas informações. Outra atenção que precisa ter é a de não ser redundante na sua divulgação, pois isso transparece que você não tem muito o que falar sobre a propriedade e acabou repetindo as características.

Também vale a pena citar as características do condomínio, caso você esteja divulgando um apartamento ou escritório. Por isso, informe o número de vagas na garagem, descreva os itens nas áreas de descanso ou lazer e busque saber se o prédio oferece segurança 24 horas, restaurantes ou salões de festa.

Coloque adjetivos e fale das vantagens do imóvel

Adjetivos são aquelas palavras que usamos para definir ou caracterizar algo ou alguém. Essa é uma excelente estratégia para se ter em mente ao anunciar um imóvel, já que ressaltam as qualidades da edificação que você está ofertando. Então, faça uso de adjetivos que agreguem valor à sua divulgação, explorando os diferenciais e chamando a atenção do comprador.

Alguns exemplos são: excelente localidade, linda área de lazer para a família, banheiros em ótimas condições de conservação, instalações elétricas e hidráulicas em perfeito estado, e por aí vai. Só tenha cuidado para não pecar pelo exagero e deixar o conteúdo cansativo ou com uma propaganda forçada demais.

Preste atenção às palavras-chave nos seus anúncios

Muitas pessoas e empresas já utilizam a internet como sua principal ferramenta de busca na hora de procurar um imóvel para alugar ou comprar.

É exatamente por isso que os corretores de imóveis que apostam nesse canal conseguem alavancar suas vendas mais rápido.

Mas não basta só anunciar online. Devido à alta concorrência, já é necessário apostar em diferenciação para se sobressair nesse meio. Por isso, leve sempre em consideração a forma como o seu potencial cliente busca um imóvel: quais tipos de palavras ele utiliza nessa busca? Em quais sites ele mais confia?

Com isso em mente, busque disponibilizar seus anúncios de modo que eles fiquem acessíveis para o público que você deseja atingir. Em muitos casos, basta apenas usar as palavras certas.

Evite copiar e colar textos

Não é incomum ver na internet dezenas de anúncios iguais para imóveis com características muito distintas. Mas uma vez que você conhece as melhores práticas para anunciar um imóvel, por que não investir em anúncios personalizados, focados nas necessidades do seus clientes?

Por isso, capriche na personalização, destacando os motivos pelos quais a unidade que você está anunciando é única e direcionando o anúncio para o perfil de cliente que você quer atingir.

Um exemplo: se você estiver anunciando um imóvel residencial para uma família pequena, busque deixar isso claro no seu anúncio usando palavras como compacto, espaço otimizado, ideal para casal sem filhos, e assim por diante.

Quando se tratar de um escritório, vale a pena também projetar a quantidade de estações de trabalho que o local comporta, se a informações estiver disponível. Isso facilita o seu trabalho, pois te ajuda a anunciar o imóvel certo para o comprador certo.

Capriche na escolha das fotos

As fotos estão entre os principais detalhes que você precisa reservar tempo e dedicação para anunciar um imóvel de forma eficiente. Dependendo da qualidade das imagens e do ângulo utilizado para tirar as fotos, a sua divulgação pode ficar valorizada ou mal apresentada. Afinal, é por meio dessas imagens que o comprador terá o primeiro contato com os ambientes do imóvel.

Para ter imagens de qualidade e que chamam a atenção dos clientes, invista em câmeras de alta resolução, pois elas garantem o foco das fotos e evitam manchas e claridade nas fotografias. Atualmente, os celulares de modelos mais novos contam com a opção de tirar fotos 360º. Essa tecnologia permite que você tire uma foto do ambiente de maneira que o comprador tenha uma visão completa sobre o ambiente.

Além disso, não se esqueça de que o local precisa estar limpo, com boa iluminação (mas nada exagerado para não prejudicar a qualidade das imagens) e com uma boa decoração que enalteça as características dos espaços.

Aposte em vídeos

Os vídeos são uma maneira de complementar as fotos, já que o consumidor consegue visualizar melhor os detalhes dos cômodos do imóvel.

Aqui, valem as mesmas dicas das fotos, ou seja, invista na qualidade das imagens, organize o local a ser filmado e, principalmente, não deixe que ruídos ou barulhos apareçam no seu vídeo. Vale a edição da filmagem para incluir uma trilha sonora adequada às características do imóvel.

Informe valores

Ao contrário do que alguns corretores imaginam, é mais fácil um cliente buscar por uma divulgação que informe valores do que ele se dar ao trabalho de entrar em contato e esperar ser atendido para ter essa informação. As pessoas, principalmente aquelas que pesquisam pela internet, querem praticidade e rapidez em seus problemas e necessidades diárias.

Portanto, o detalhamento do preço da propriedade precisa ser informado, até mesmo por uma questão de transparência. Lembre-se também de que o valor não está relacionado somente à venda ou ao aluguel, mas a todo e qualquer outro tipo de adicional, como condomínio, IPTU e taxas.

Inclua a planta no seu anúncio

A planta é o projeto ou desenho que mostra toda a estrutura interna e externa de uma construção, esteja ela pronta ou não. Diante disso, outra dica valiosa para que tenha sucesso e saiba como anunciar um imóvel é incluir essa ilustração na sua descrição.

Essa é uma maneira de apresentar a propriedade ao cliente nos mínimos detalhes, já que por meio da planta é possível visualizar os tamanhos dos cômodos, a disposição de todas as áreas dentro do terreno, interruptores, tubulações, luminárias, acessos, garagens e outras especificações que são importantes para a decisão do consumidor. Esse projeto pode ser disponibilizado por meio de fotos, em um arquivo PDF que deve ser incluído no anúncio.

Leve em conta os hábitos de consumo do seu cliente-alvo

Construa anúncios direcionados para o público que você quer atingir. Se o imóvel é para um cliente que gosta de aproveitar a cidade, use este argumento na hora de construir o seu texto, ressaltando as características do imóvel que combinam com esse estilo de vida.

O mesmo vale para uma empresa: caso você esteja anunciando um escritório para negócios mais enxutos, deixe isso claro na sua oferta.

Outro perfil que deve ser levado em consideração é o cliente que compra um imóvel para alugar. Procure enfatizar também esse diferencial nos imóveis anunciados e ressalte os pontos que tornam o negócio vantajoso.

Saiba onde divulgar o imóvel

De nada adiantará conhecer e dominar as melhores técnicas de vendas se você não utiliza os canais adequados. Busque por portais online voltados a esse tipo de serviço portais com menas concorrência, que otimizam a busca do cliente e favoreçam o seu anúncio.

Afinal, ele precisa ser encontrado em meio a tantos outros. No Ponto dos imóveis, por exemplo, você tem acesso às pesquisas dos usuários para que identifique aquelas que melhor se encaixam nos imóveis que você tem disponível.

Para turbinar o seu anúncio, não se esqueça de um ambiente extremamente importante: as redes sociais. O apelo visual de um imóvel é, muitas vezes, decisivo para a decisão de compra do cliente. Por isso, aposte nos diversos formatos que esses canais oferecem para destacar os pontos fortes dos imóveis que você quer anunciar.

Invista em conhecimento e parcerias para potencializar a divulgação

Hoje em dia, existem diversas técnicas e ferramentas que ajudam a impulsionar a divulgação de produtos e serviços, inclusive no próprio mercado imobiliário.